Habilidades que todo profissional de TI deve desenvolver

Profissionais da área de TI são fundamentais para grandes empresas e indústrias de todo o planeta. Um levantamento realizado no final do ano de 2021, reforça esse cenário: as contratações com foco em TI nos primeiros meses de 2021 somaram 95,6% do total registrado em 2019.

Muitas empresas buscam se destacar neste mercado concorrido adotando a estratégia de investir em profissionais diferenciados — vale dizer que o Brasil é considerado um dos países com os melhores programadores, ficando na 38ª colocação no ranking de 50 do último levantamento realizado pela HackerRank.

Mas afinal, quais são as habilidades desses profissionais que as grandes empresas vêm buscando? 

·         Comunicação profissional

Não muito diferente de outras profissões, o profissional deve manter uma boa comunicação interna e externa, geralmente esses profissionais trabalham em conjunto com outros profissionais da área, seja falando ou escrevendo, é uma “skill” essencial para interagir com o seu chefe e outros colaboradores.

·         Pensamento Inovador

Grandes empresas são fascinadas em profissionais com o olhar inovador, pois é, um bom especialista de TI é muito antenado nessa questão.

Uma dica é procurar ler, se manter atualizado, além de construir um bom networking. Dessa forma, sua caminhada será menos dura com o passar dos anos.

Já deu para perceber que a busca pelo conhecimento é um fator-chave nessa área. Por isso, tenha em mente que quem entra de cabeça em TI, também deve adotar uma rotina contínua de estudos.

·         Conhecimento em línguas estrangeras (Inglês)

 

Há tempos que saber falar, escrever e ler na língua inglesa é reconhecido como um dos conhecimentos essenciais para a carreira de qualquer profissional. Entretanto, no setor de TI, esse conhecimento é ainda mais indispensável. Afinal de contas, a tecnologia que usamos é totalmente globalizada. Portanto, se faz necessário a adoção de um idioma universal, no caso, o inglês.

Comments are closed.