Afinal o que é Ransomware?

Afinal o que é Ransomware?

Um malware específico para criptografar e impedir acesso em grande quantidade a arquivos, dados, sistemas e redes.

Software utilizado por cibercriminosos, para praticar extorsão financeira em empresas e negócios. Porém quando resgates são solicitados muitas vezes ficam sequelas e até mesmo perdas que poderão impactar operações e informações importantes de sua T.I.

De que forma funciona um ransomware?

Ransomware permite que sejam praticados ataques a favor dos cibercriminosos remotamente, criptografando seus arquivos, computadores através de uma camada de proteção ao acesso a essas informações e a ousadia ainda vai além, pois é enviado um comunicado para quem está acessando o sistema uma mensagem “ sequestrada “ e só será devolvida após o pagamento de resgate.

Também existem ransomwares que fazem criptografia de todo o disco rígido da vítima.


Mantendo ameaças e devolutivas de acesso aos dados após pagamentos, geralmente solicitados via bitcoins (criptomoedas). Impossibilitando a identificação e o rastreio dos criminosos.

Segundo informações levantadas pela Kaspersky Lab, alvos como corporações somam 26,2%, porém esse tipo de prática também são corriqueiras em comerciantes e prestadores de serviços.

Estimasse que 65% dos negócios atingidos tiveram perda de acesso a todos ou até mesmo todos seus arquivos. E que uma a cada 6 empresas efetuaram o pagamento do resgate.

Como evitar ataques de ransomware?

Além de manter a boa prática em todo o ambiente corporativo de não clicar em qualquer link e sair baixando qualquer arquivo que ver em sua frente, enviado através de e-mails. Recomendamos sempre utilizar: Softwares dedicados para cibersegurança, usar VPN quando acessar a rede Wi-Fi, manter um padrão de backups em dia, sejam eles diários ou semanais.

Sem falar na necessidade de ter pessoas capacitadas para atender e solucionar essa situação, seja para evitá-las ou até mesmo resolvê-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *