O mês de novembro é considerado o mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, assim como no mês de outubro se refere ao combate de câncer de mama.

Novembro Azul é o lembrete para os homens a respeito do cancer de próstata, o segundo mais comum no sexo masculino. Para se ter uma ideia, existe uma média de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil.

Nesse artigo, queremos enfatizar a importância que a tecnologia tem no combate a esse tipo de câncer, tratamentos, diagnósticos e na prevenção da doença.

Com o avanço da tecnologia na área da medicina, tem ajudado na detecção de diversas doenças, embora o retal seja o mais utilizado em pacientes outros exames começam a ganhar espaço em caso de tumores mais graves por exemplo o Oncotype DX — Genomic Prostate Cancer (GPS) é um dos exames tecnológicos mais efetivos, já que avalia 17 genes para entender qual deve ser a abordagem nos cuidados médicos, se clínica ou cirúrgica, associada ou não à radioterapia.

Avanços da Tecnologia no Tratamento

Avanços tecnológicos relacionados à doença estão associados ao tratamento. A laparoscopia, procedimento cirúrgico utilizado para a retirada da vesícula biliar, é recomendada para lidar com o tumor característico de homens a partir dos quarenta e cinco anos. Em alguns casos, até mesmo a cirurgia feita por robôs são recomendadas, conferindo ainda mais precisão nos cuidados com essa doença.

Os avanços tecnológicos também permitiram que o procedimento seja realizado pelo canal da uretra, dispensando cirurgias abertas que exigem maior tempo de recuperação. Outro aspecto no qual a tecnologia tem ajudado é no auxílio psicológico dos pacientes.

Tecnologia e Prevenção

Com o avanço das telemedicina é um bom aliado ao combate do câncer de próstata, colaborando para estender o acesso a urologistas e buscar um diagnóstico mais cedo, o que é importantíssimo para tratar a doença.

Isso é importante no caso dos homens, que ainda apresentam muita resistência para buscar ajuda médica ou só o fazem quando os primeiros sinais aparecem.

Novembro é um importante lembrete para o cuidado da saúde masculina, são fundamentais e importantes e não devem ser ignorados. Agora que você sabe que pode contar com a tecnologia para prevenir, tratar e até mesmo se informar, qual vai ser a sua desculpa em consultar um médico e cuidar da sua saúde?