Muitas empresas devido ao período pandêmico de 2020 a 2021, descobriram muitos benefícios que o Home Office pode trazer para seus colaboradores e até mesmo para os cofres de seus respectivos departamentos financeiros.

Oficializar o home office não é uma tarefa fácil. Diferentes e diversas questões devem ser consideradas, principalmente porque nem toda organização tem o perfil adequado para o modelo de trabalho em questão.

Empresas que prestam serviços de service desk, por exemplo, precisam de profissionais in loco o tempo todo, seja para resolver questões pontuais de suporte como para ter à disposição todos os recursos necessários para realizar um bom atendimento ao usuário final. O primeiro passo é definir qual o estilo da sua empresa.

Depois de fazer a analise que de fato será o divisor de águas se sua companhia deve ou não usufruir dos benefícios do home office, chegou a hora de criar uma politica de home office, e para isso é será necessário analisar alguns pontos para criação dessa politica:

1 – Perfil do colaborador

Sabemos que não são todos os colaboradores que podem ficar de home office, sabemos que o raciocino do “ se é para um, é para todos “ não encaixa.

Isso deve ficar muito claro dentro da empresa, vale lembrar essa informação na hora de divulgar essa informação internamente, avalie as funções de todas as áreas e profissionais.

Tudo isso deve ser transparente e bem explicado, para não causar problemas futuros internamente.

2- Tecnologia Adequada

Os colaboradores devem ter a sua disposição todos os recursos necessários para trabalhar em outro ambiente que não seja habitual da empresa. Nesse caso verifique com seu departamento de TI se isto é possível.

Todos os seus softwares desempenham na nuvem? Funcionam remotamente? É preciso garantir que o profissional terá todas as ferramentas do dia a dia também em sua casa.

3 – Softwares de segurança

Sus colaboradores não trabalham sozinhos e sempre estão compartilhando arquivos e e-mails importantes, os dados podem ser sigilosos, assim podendo expor todos eles em riscos, e isso não seria nada bom. Para isso sugerimos softwares de compartilhamentos totalmente seguros e confiáveis.

4 – Suporte Eficiente A área de suporte é essencial para todas as empresas, principalmente para as que adotam a rotina de trabalho via Home Office.

Os profissionais necessitam de rapidez e agilidade para contar no momento de um eventual problema de software, hardware e até mesmo operacional. Deve-se ter em mente que, diferente de um escritório, o colaborador não terá acesso presencial ao time de suporte e dependerá somente destes meios. Não ter agilidade para atendê-lo é sinônimo de tempo ocioso.