Você conhece todas as especificações de uma arquitetura ethernet para redes locais, e quais são as diferenças entre eles?

Cabos ethernet são os principais responsável por levar conexão e informações através de dados via cabos elétricos e através de fibra óptica.

Para te ajudar nessa questão iremos separar aqui nesse artigo, algumas informações sobre tipos de cabos e suas principais diferenças, que com certeza irá fazer toda a diferença na hora de aplicar em sua rede local, vamos lá!

CAT 5E

Uma atualização do modelo CAT 5, essa categoria de cabos é uma das mais utilizadas e comuns de se encontrar em diversas instalações.

Embora ele possa alcançar a velocidade de até 1000mbps em uma frequência de 100MHz em uma distância de 100 metros, acaba sendo difícil  de acontecer, pois devido a parte de sua estrutura acaba sendo vulnerável a interferências eletromagnéticas. O CAT 5E Não possui blindagem e possui somente 4 pares de fios traçados.

CAT 6

A estrutura diferenciada do CAT 6 permite ter mais estabilidade na tramissão de dados, esse cabo ethernet consegue suportar até 1Gbps em uma frequência de 250Mhz a uma distancia de 100 metros. há uma estrutura de plástico em forma de “X” que divide os pares de fios. Esta estrutura divisora dos cabos, é responsável por dar uma maior durabilidade para o cabo e enquanto o CAT 5 tem apenas uma volta e meia a categoria CAT 6 costuma ter 2 voltas ou mais por cm. Podendo mudar de acordo com as especificações de cada fabricante.

CAT 7

Apesar dessa categoria de cabos ethernet suportar transferência de 10mbps a 600MHz a uma distância de 100 metros, alguns teste comprovam que em um distanciamento de 50 metros pode aumentar essa capacidade para 40Gbps.

Isso ocorre devido suas características e composições, devido sua atenuação a ruídos eletromagnéticos o cabo CAT7 também possui blindagem interna. Como a blindagem precisa ser aterrada, todos os cabos desta categoria possuem conectores de metal.

CAT 8

Cabos dessa categoria conseguem chegar perto do nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão, conseguindo atingir até 40Gbps a 2000Mhz. Porém essa velocidade só pode ser atingida até 30 metros, ou seja, se você necessitar de uma distância maior do que essa para cobrir, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.

Agora que você conheceu as categorias de cabos ethernet e suas principais diferenças, já sabe qual usar em sua rede local?

Caso precise de ajuda, conte com nosso time de projetos para auxiliar da melhor forma, temos uma equipe pronta para atendê-los.