Qual profissional ao abrir sua caixa de e-mail corporativo não se deparou com aquele famoso link suspeito e até mesmo duvidoso enviado por um endereço de e-mail estranho.

Um grande vilão que pode comprometer dados e outras informações de sua empresa, mas afinal, como se prevenir e não cair em práticas de má fé como essas?

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar seus colaboradores a não caírem em golpes assim. 

1- Criação de boas práticas de utilização de e-mail corporativo 

Utilizar um meio de conscientização para todos os colaboradores é de extrema importância, pois nem todos possuem um certo conhecimento para distinguir um e-mail malicioso de um totalmente comum. 

Sem falar que alguns podem ter dificuldades para utilizar a ferramenta de e-mail disponibilizada pela corporação. 

Criar um manual de boas práticas certamente irá ajudar na conscientização da utilização da caixa de e-mail e até mesmo poderá dar um norte de como o colaborador pode usar e entender melhor a ferramenta.

2-  Verificar fontes antes de abrir um e-mail duvidoso

Uma das práticas mais utilizadas por cibercriminosos para conseguir acesso a dados da empresa, são através dos famosos arquivos anexados ao e-mail.

Ao baixar um determinado arquivo em qualquer máquina dentro do ambiente da empresa, irá acarretar pequenos, médios e até mesmo grandes problemas para a rede do local.

3 – Filtros Antispam

O trabalho de softwares como esse é fazer uma análise constante sempre que um e-mail não confiável é enviado. Ferramenta de ajuda indispensável em muitas empresas e que de certa forma ajuda a manter a rede local mais segura.

Além dessas 3 dicas, recomendamos que periodicamente sejam realizados backups de dados e informações importantes, para que em caso de invasão e até mesmo motivos piores devido a um e-mail como esse, a rede corporativa não sofra impactos graves e que possa trazer custos elevados para soluciona-los.

Caso necessite de uma empresa para ajudar a preparar a segurança da informação de sua empresa, conte com a Wine Tecnologia.

Temos profissionais qualificados prontos para atuar e deixar a rede da sua empresa mais segura.