Quando se falam em segurança para sua rede de servidores e computadores, o primeiro pensamento provavelmente seja a palavra antivírus. Todavia, o firewall é considerado um dos fatores principais por controlar e impedir o fluxo de tráfego indesejado que pode atingir sua rede.

Afinal o que é Firewall?

O sistema de firewall foi criado em meados dos anos 80, após o período onde só às forças armadas e academias militares utilizavam a internet muitos lares e empresas passaram a utilizá-la também.

Assim então foi preciso criar um sistema que garantisse a segurança de tráfego de dados e o acesso aos dados, caso contrário, muitas redes poderiam ser invadidas facilmente, além de outros problemas causados pelos hackers.

Firewall é um recurso de software ou hardware que é responsável por filtrar toda a informação que chega a uma rede, garantindo sua segurança. Se algum dado for considerado como malicioso pelo filtro, ele não poderá ser acessado e será automaticamente bloqueado.

Tipos de Firewall?

Packet Filtering: De fácil manuseio e formas de configura-lo, esse modelo oferece um bom nível de segurança.

Pode ser configurado em um modelo dinâmico ou estático, às configurações mudam de acordo com as necessidades de configuração da sua rede.

Proxy Service: O firewall de aplicação atua intermediando um computador ou rede interna e outra rede (normalmente a internet). Eles são geralmente instalados em servidores bem potentes, pois lidam com grande número de solicitações.

Stateful Inspection: Considerado uma espécie de evolução dos filtros dinâmicos, os firewalls de inspeção de estado fazem uma espécie paralela entre o que está acontecendo e o que espera-se que aconteça.