Todos nós profissionais e entendedores do mundo de TI sabemos da importância de uma rede bem estruturada. Aliada da infraestrutura de sua empresa e principal responsável pela comunicação de dados.

Decidimos deixar aqui algumas dicas e informações importantes para ajudar ou até mesmo melhorar o desempenho de sua TI.

Para montar uma estrutura de rede de alta capacidade e confiável, é necessário que sua equipe tenha atenção em alguns pontos abaixo:

1 – Infraestrutura Física 

A primeira etapa do projeto de rede é reconhecer todo o espaço disponível para mensurar a quantidade de equipamentos necessários na infraestrutura local. 

2 – Capacidade

Saber a quantidade de pessoas é importante para definir a capacidade que será instalada, para isso é preciso projetar e calcular o número de pessoas que irão utilizar a rede, contabilizando a quantidade atual e também a futura.

3 – Matéria Prima 

Além das duas informações anteriores serem fundamentais para construção e a elaboração da estrutura da rede do local, a quantidade de insumos também devem ser consideradas, como por exemplo: Metragem de cabos de redes, switches, patch cord, racks, servidores, computadores e assim por diante. 

Com tudo isso, sua equipe de TI terá mais assertividade na compra dos itens e evitar compras em excessos.

4 – Rede Elétrica 

Aliada de toda a parte da infraestrutura de TI e ligada diretamente ao funcionamento de todos os componentes ligados à sua rede, é fundamental uma análise e também uma boa instalação elétrica no local.

5 – Redundância

Sabemos que todos os sistemas estão sujeitos a falhas e até mesmo imprevistos, o grande vilão da rede elétrica são as quedas de energia. Para isso recomendamos sistemas capazes de prevenir os impactos dessas quedas, para que assim seus colaboradores não tenham impactos na operação durante seu dia a dia.

6 – Segurança da Informação 

Outro ponto importante é a segurança da sua rede local, após toda a montagem da infraestrutura de sua rede agora chegou o momento de deixa-la mais segura e para garantir isso, sugerimos que invista em: Firewall para aplicações de políticas de acesso e controle de consumo de banda, sistema de proteção a ataques e vírus.

Gostaram de nossas dicas e sugestões? 

Caso precisem de uma ajuda para adaptar e até mesmo montar parte de sua estrutura de TI, entre em contato com nossa equipe especializada.